Contrato de concessão da exploração adiado

foto de Will Spaetzel, Flickr

Entre as comerciantes do Mercado corria, na semana anterior, a notícia de que havia problemas com o contrato com a Eusébios.

De acordo com peças jornalísticas recentes, no Público (19 Nov.) e no do Jornal de Notícias (21 Nov.), haverá dificuldades económicas por parte da empresa interessada na exploração do edifício que têm levado ao adiamento da assinatura do contrato com a Câmara do Porto.

Aliás aproveitamos para chamar a atenção de que, ao contrário do que os termos usados nessas notícias possam levar a crer a quem esteja pouco a par, não se trata de obras de requalificação ou de renovação, embora sejam esses os termos oficialmente usados.

A Câmara do Porto tem mostrado profunda animosidade contra os mercados municipais – vejam-se  a sucessivamente adiada requalificação do Bolhão ou a manutenção da impossibilidade de novos negócios se estabelecerem nesses espaços, mesmo com comerciantes interessadas/os.

O que está a ser projectado é uma total deformação das finalidades do edifício e da sua forma, para construir um novo centro comercial e de escritórios na zona. Situação, aliás, que foi alvo de protesto através de documento proposto por este Movimento e assinado por um grupo de arquitectos e arquitectas destacados.

A ir para a frente, esse contrato porá em causa a actividade de comércio tradicional do mercado, a que a CMP só tem colocado obstáculos, assim como a integridade dum edifício de qualidade arquitectónica ímpar e em vias de classificação como património nacional.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s