Comprar nos mercados é produzir menos resíduos

legumes, foto de monogatari, Flickr

Segundo notícia publicada pela Asociación VidaSana comprar num mercado pode reduzir resíduos até cerca de 70%, em comparação com compras análogas feitas em supermercados e grandes superfícies.

Este estudo da Fundación para la Prevención de Residuos y el Consumo Responsable e encomendado pela Agencia Catalana de Consumo foi apresentado em Maio. Tomou como base o cabaz de compras básico e analisou os resíduos de embalagens gerados com essas compras.

Aí se afirma que a utilização de vasilhame reutilizável nas bebidas poderia, só por si, reduzir 40% do total de resíduos nesse cabaz. Se os frescos fossem comprados a granel haveria uma redução de 10%.

O estudo adianta ainda que 5% do peso das compras corresponde a embalagens, representando 25% dos 4 milhões de toneladas de resíduos produzidos na Catalunha.

Anúncios

3 responses to “Comprar nos mercados é produzir menos resíduos

  1. Antonio Pinto Caldeira

    Apesar de reconhecer que as preocupações ambientais são importantes e devem estar na linha da frente das nossas preocupações há outras áreas que merecem igual atenção. O comércio tradicional é fundamental para assegurar a capilaridade financeira da sociedade, a consequente distribuição de bens e uma maior coesão social. Já verificamos que a concentraçao de qualquer actividade em grandes grupos leva inevitavelmente a tentações de manipulação do mercado ao longo de toda a cadeia, do produtor ao consumidor.

  2. Raul Rafael da Veiga Cabral

    Realmente deve haver interesses ocultos para demolir o que deve ser requalificado.

    • mercadobomsucesso

      Os interesses, feliz ou infelizmente, hoje vão ficando à vista. O que é necessário, entendemos, é que nos oponhamos a estas medidas de empobrecimento da cidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s